Vício Emocional = Raiva
As pessoas que adotaram o Tipo 1 estão centradas na ação, têm um senso prático exigente, que dá prioridade às tarefas a serem realizadas. Ovício emocional é a Raiva, que, por ser inconsciente, é justificada com uma atitude esforçada e autoimagem virtuosa – Eu estou a fazer a minha parte. O nome Perfecionista vem do elevado nível de exigência, que faz com que sejam conhecidos como "picuinhas"."Se isto tem que ser feito, não interessa se se gosta ou não, porque o principal é que tem que ser feito."
A principal consequência negativa desta forma de se organizar reside na dificuldade em reconhecer suas reais necessidades. Tal afastamento de si revela pessoas duras e intransigentes, apegadas à dicotomia do certo-errado, justo-injusto, adequado-inadequado, acreditando que o esforço as faz merecedoras. "Se todos fossem como eu, não teríamos de passar por isso".
Nas empresas, encontramos o Tipo 1 normalmente ligado a uma área em que o seu esforço possa ser mensurado: Contabilidade, financeiro, organização e metodologia são algumas das áreas comuns. O seu sentido prático é muito útil em situações que os temas principais são a organização e a realização. No entanto, compulsivamente, vão ser poucos aqueles que se podem adaptar ao seu elevado nível de exigência. Os detalhes tornam-se desproporcionais. É obvio que isto não está bem; se se esforçasse mais, entenderia que o bem é inimigo do ótimo".
Para maior equilíbrio:
Quando os Tipo 1 reconhecem o seu padrão de comportamento como uma maneira de se organizarem e não o que realmente são, estão abertos a desenvolver a neutralização do vício emocional (Raiva) e o contacto com eles próprios através da virtude da Serenidade. Esta ferramenta ajuda-os a reconhecer o que querem por si mesmos e não través do certo-errado, permitindo-lhes uma maior integração dos seus sentimentos, pensamentos e ações.
Exemplo de Tipo 1: Tiago Leifert, Ayrton Senna, Sergio Moro, Luiz Carlos Prates, Sandra Annemberg
Determinados
Práticos
Responsáveis
Hostis
Irritáveis
Teimosos
Todos os direitos reservados. IEneagrama. 2024