Vício Emocional = Raiva
As pessoas que adotaram o Tipo 1 estão centradas na ação, têm um senso prático exigente, que dá prioridade às tarefas a serem realizadas. O vício emocional é a Raiva, que, por ser inconsciente, é justificada com uma atitude esforçada e autoimagem virtuosa – Eu estou a fazer a minha parte. O nome Perfecionista vem do elevado nível de exigência, que faz com que sejam conhecidos como "picuinhas". "Se isso tem que ser feito, não interessa se você gosta ou não, tem que ser feito."
A principal consequência negativa desta forma de se organizarem reside na dificuldade em reconhecerem as suas verdadeiras necessidades. Tal afastamento de si próprio revela pessoas duras e intransigentes, apegadas à dicotomia do certo-errado, justo-injusto, adequado-inadequado e que acreditam que o esforço as faz merecedoras. "Se todos fossem como eu, não teríamos de passar por isto"..
Nas empresas, encontramos o Tipo 1 normalmente ligado a uma área em que o seu esforço possa ser mensurado: Contabilidade, financeiro, organização e metodologia são algumas das áreas comuns. O seu sentido prático é muito útil em situações que os temas principais são a organização e a realização. No entanto, compulsivamente, vão ser poucos aqueles que se podem adaptar ao seu elevado nível de exigência. Os detalhes tornam-se desproporcionais. "É obvio que isto não está bom; se você se esforçasse mais, entenderia que bom é inimigo de ótimo".
Para maior equilíbrio:
Quando os Tipo 1 reconhecem o seu padrão de comportamento como uma maneira de se organizarem e não o que realmente são, estão abertos a desenvolver a neutralização do vício emocional (Raiva) e o contacto com eles próprios através da virtude da Serenidade. Esta ferramenta ajuda-os a reconhecer o que querem por si mesmos e não través do certo-errado, permitindo-lhes uma maior integração dos seus sentimentos, pensamentos e ações.
Exemplo de Tipo 1: Tiago Leifert, Ayrton Senna, Sergio Moro, Luiz Carlos Prates, Sandra Annemberg
Determinados
Práticos
Responsáveis
Hostis
Irritáveis
Teimosos
Todos os direitos reservados. IEneagrama. 2024