Sim. O Eneagrama é a ferramenta que utilizamos na construção de nossos produtos. Ele é um símbolo processual e dinâmico, ou seja, qualquer coisa que represente um processo com início, meio e fim pode ser explicado através de seu símbolo. Acreditamos na potencialidade dessa ferramenta tão rica e de vasta aplicabilidade em diversas áreas de nossas vidas. Reunimos em nossos treinamentos todos esses conhecimentos na experiência e dedicação em gestão emocional, gestão de projetos e desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo.
No IE, atualmente utilizamos o Eneagrama (símbolos de 9 pontas) de duas formas. A primeira é como um mapa para compreensão dos padrões de comportamento humano, através do nosso treinamento Eneagrama da Personalidade. A segunda forma é aplicada na gestão de projetos, através de nosso treinamento Eneagrama Processual. Incentivamos os participantes a entenderem e utilizarem os mapas de cada treinamento de forma prática em seu dia a dia.
Não, o Eneagrama pode ser aplicado em diversas áreas e para o entendimento dos mais variados assuntos. Sendo ele um símbolo processual, qualquer coisa que represente um processo com início, meio e fim pode ser explicado através de seu símbolo. Aqui no IE, usamos o Eneagrama na compreensão do comportamento humano e na gestão de projetos. Hoje podemos encontrar centenas de aplicações de Eneagramas, nas mais diversas áreas. Como mostra dessa variedade, o International Enneagram Association – IEA (www.internationalenneagram.org), tem como um de seus objetivos divulgar as diversas aplicações do Eneagrama. Portanto, o Eneagrama não é personalidade, mas uma ferramenta que usamos para compreender as dinâmicas da personalidade.
Todo nosso trabalho inicia através do Eneagrama da Personalidade e os padrões de comportamento. No IE, a base terapêutica é a psicoterapia corporal de orientação reichiana (Wilhelm Reich, 1897-1957), principalmente no contexto das fases de desenvolvimento da personalidade, couraça muscular do caráter e caractereologia das defesas.
Essa base terapêutica nos permite utilizar o Eneagrama das 9 Emoções (raiva, orgulho, vaidade, inveja, avareza, medo, gula, luxúria e indolência) e oferecer uma relação direta de tais emoções com a organização muscular. Quando falamos de medo, por exemplo, não nos prendemos apenas ao comportamento desconfiado, mas às tensões típicas que estão relacionadas a essa emoção, como diafragma alto, respiração curta, ansiedade e tensão no segmento ocular. Ao entender o contexto de como nos organizamos para sustentar todas as funções paralelas relacionadas ao medo, podemos descrever conteúdos típicos que se manifestam na consciência sustentada por essa emoção.
Esta orientação nos permite reconhecer comportamentos idênticos sustentados por emoções diferentes, ou, ainda, comportamentos opostos sustentados pela mesma emoção. Saímos da questão de "o que a pessoa faz e o que diz" para "como faz e como diz", oferecendo aos participantes uma ferramenta de observação objetiva, e não apenas interpretativa.
Não existe um padrão de comportamento melhor do que outro, já que todos temos pontos fortes e fracos. Ao trazer para consciência quem se é, amplia-se o reconhecimento de como organizamos o nosso próprio padrão, bem como as disfunções que não nos são saudáveis e não contribuem para nossa qualidade de vida. Dessa forma, temos a possibilidade de melhorarmos cada vez mais.
Não. Nosso treinamento é para qualquer momento de sua vida, desde que você acredite que o equilíbrio emocional pode apoiar o seu crescimento pessoal e profissional, melhorar a qualidade em suas relações interpessoais e desbravar novos horizontes em busca de transformação em sua vida.
Há uma sessão específica em nosso treinamento para a identificação de cada participante, após a apresentação dos 9 Tipos e suas respectivas características. A descoberta do Tipo é um processo de autoidentificação conduzido pelo Trainer, ou seja, o apoio do especialista torna o momento mais assertivo, mas é responsabilidade do participante apontar a qual padrão de comportamento pertence.
Todos nós adotamos padrões de comportamento, desde coisas comuns do dia-a-dia (a maneira como nos enxugamos depois do banho ou a forma como escovamos os dentes) até questões mais complexas, como nossos parâmetros de julgamento, nossas referências de certo e errado, nosso modo de perceber a realidade, entre outros.
Quando, no Eneagrama, dizemos que alguém tem um Padrão de Comportamento ou um Tipo, estamos nos referindo ao conjunto de ações, pensamentos e sentimentos apegados a uma emoção predominante. Esse conjunto é pessoal, dinâmico e singular. Mesmo assim, está baseado em uma emoção que o sustenta e que traz comportamentos repetitivos – daí o padrão.
Se olharmos pela ótica da busca pela compreensão de nossos comportamentos, sim. Mas, diferentemente do mapa astral (que olha para fora, para o céu, planetas e astros do universo), no Eneagrama da Personalidade procuramos mais perto as respostas, ou seja, dentro de nós. Assim, olhamos mais profundamente para os nossos padrões repetitivos de comportamento e para o porquê de sermos da maneira que somos.
Sim, o Eneagrama da Personalidade é para qualquer pessoa que está aberta a conhecer e aplicar a inteligência emocional em seu dia a dia. Além disso, ele pode ser aplicado em empresas para desenvolver emocionalmente a equipe e, assim, aumentar os resultados do negócio como um todo. Para participar do treinamento Eneagrama Processual (gestão de projetos), é preciso ter passado pelo treinamento Eneagrama da Personalidade.
O primeiro passo é você compreender quem você é, ou seja, reconhecer quais são os seus pontos fracos e fortes, seu padrão Dessa forma, para que o indivíduo seja inteligente emocionalmente precisa respeitar suas emoções, validá-las, ou seja, se dar o direito de sentir o que sente e administrar estas emoções para que elas não sejam prejudiciais aos seus objetivos e resultados.
Para o Instituto Eneagrama toda e qualquer mudança profissional deve começar por uma mudança pessoal, dessa forma nossos programas atuam tanto no âmbito pessoal quanto profissional.
Sim. Nosso treinamento complementa e potencializa resultados para quem já realiza algum tipo de acompanhamento profissional, como terapia, psicoterapia, entre outros. O E-Personalidade não é uma terapia em grupo e nem tem o objetivo de ser. Por isso, respeitamos os profissionais da área da psicologia e psiquiatria e entendemos a importância de acompanhamentos especializados para resolver questões pessoais. Nosso trabalho está em tornar mais consciente o seu próprio modelo de atuação através da identificação de padrões de comportamentos. Ao reconhecer qual o seu modelo de atuação, fica mais fácil compreender e potencializar questões pontuais de seu dia a dia.
Durante os treinamentos, os participantes têm o acompanhamento dos Trainers e das equipes de apoio, podendo tirar dúvidas pessoalmente ou através de WhatsApp.
Sim. As vagas são limitadas porque nosso propósito é com a transformação de cada participante. Então, para que você tenha a melhor experiência possível dentro de nossos treinamentos, tanto online quanto presencial, nós limitamos o número de vagas. Assim, podemos dar total atenção a cada turma e contribuir na transformação pessoal e profissional de cada indivíduo.
Cada Franquia segue a política comercial de sua unidade. Portanto, o ideal é você entrar em contato com a Franquia mais próxima de você e verificar valores e formas de pagamento.
Todos os direitos reservados. IEneagrama. 2024